top of page
Redação RT Notícia

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%



O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite deste domingo (3) um balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os dados mostram que o percentual de candidatos que não compareceram para fazer as provas de linguagens, ciências humanas e redação caiu de 28,1% em 2023 para 26,6% em 2024.


Aumento de inscritos entre estudantes de escolas públicas


O MEC também registrou um aumento significativo no número de estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas que se inscreveram no Enem. Em 2024, 94% desses estudantes se inscreveram, em comparação com 58% no ano anterior. Em 14 estados, o índice de inscrição chegou a 100%, com o Maranhão sendo a única exceção na Região Nordeste, com 83%.


Logística e aplicação das provas


As provas foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, 90% dos candidatos foram alocados em até 10 quilômetros de suas residências. O ministro destacou que todas as ações relacionadas à entrega das provas foram cumpridas no horário previsto e que houve um aprimoramento dos protocolos de segurança.


Eliminações e ocorrências


Quase 5 mil candidatos foram eliminados por motivos como deixar o local da prova antes dos 30 minutos finais, portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não seguir orientações dos fiscais. O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências logísticas, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. Os candidatos afetados podem solicitar a reaplicação da prova entre 11 e 15 de novembro na página do Enem.


*Com informações da Agência Brasil

Comments


banner multivacinacao niteroi mae e filho 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page