top of page

Rua de Icaraí passa a se chamar Jornalista Mário Dias


Inauguração simbólica da placa que dá nome de Mário Dias à nova rua na entrada de Icaraí. Foto: Lucas Benevides

A Prefeitura de Niterói homenageou o jornalista, produtor cultural e apaixonado pelo samba Mário Dias neste domingo (18) ao inaugurar, de forma simbólica, uma placa que dá à nova rua na entrada de Icaraí o seu nome. O Decreto Nº 14.925/2023, já publicado no Diário Oficial deste sábado (17), denomina a Rua Jornalista Mário Dias à atual rua transversal às ruas Castilho França e Miguel de Frias e paralela à rua Mem de Sá, na Praça José Bedran, no bairro de Icaraí.


Muitos familiares e amigos de profissão, do samba e da vida estiveram presentes na homenagem, ainda que não fisicamente, como a filha Luana Dias, que falou por ligação direta da França. "Para nossa família, tem uma grande importância ver meu pai ser reconhecido em uma rua no coração de Icaraí. Com certeza ele está muito feliz e vibrando com essa homenagem tão maravilhosa que vocês estão proporcionando para ele”, destacou.


Jornalista Mário Dias é homenageado com nome de rua em Icaraí. Foto: Lucas Benevides


O prefeito de Niterói, Axel Grael, saudou a família e aproveitou para destacar o que Mário significava para a cidade. "Conheci o Mário não tão perto como vocês, mas tive a oportunidade de ver a dimensão que ele tinha para a cultura e para o jornalismo da cidade. Hoje, tem tudo a ver que o Mário Dias esteja numa praça que foi concebida para ser um ponto de encontro."


Membros do Conselho Soberano da Acadêmicos do Cubango, coração verde e branco do jornalista, cantaram o clássico samba de 1972 que Mário tanto amava. O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o coordenador geral de Comunicação da Prefeitura, Leonardo Caldeira, e o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, também estiveram presentes.


O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mario Souza, destacou o legado deixado por seu xará. "Mário sempre foi uma referência como jornalista, o maior repórter do país. Era um grande contador de histórias, um dos mais brilhantes que eu vi", disse.


A cerimônia encerrou com um brinde em homenagem ao homenageado, reafirmando a memória de Mário como uma pessoa alegre, talentosa e carismática.

Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page