O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta segunda-feira (9) a inclusão de 9,5 mil novos beneficiários na Moeda Social Arariboia, a partir de 2025. O programa atenderá mães atípicas, incluindo aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e idosos de baixa renda.
O benefício faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária, que já contempla 45 mil famílias em Niterói. Os valores pagos variam conforme o tamanho da família e podem chegar a 868 Arariboias por mês. Atualmente, a moeda é aceita em mais de 5,7 mil estabelecimentos e recebeu R$ 240 milhões em investimentos em 2023.
Fundo de crédito para empreendedores
Rodrigo Neves também anunciou o Programa Niterói Empreendedora, que contará com um fundo de crédito inicial de R$ 200 milhões, proveniente dos rendimentos da Poupança dos Royalties do Petróleo.
O fundo será destinado a profissionais autônomos, micro e pequenas empresas e negócios de médio porte. Entre os benefícios, estão prazos de carência e subsídio de juros, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a economia local.
O fundo será supervisionado por um conselho consultivo que definirá critérios de concessão e setores prioritários, como tecnologia, economia do mar e energias renováveis. A previsão é que o programa inicie em 2025, substituindo o Fundo de Crédito Emergencial.
Impacto econômico
O programa busca superar dificuldades enfrentadas por pequenos negócios, como altas taxas de juros e burocracia. No terceiro trimestre de 2024, Niterói registrou saldo positivo na abertura de empresas, com destaque para os setores de comércio e serviços.
Rodrigo Neves destacou que as iniciativas reforçam o compromisso com a inclusão social e o fortalecimento econômico, posicionando Niterói como um polo de inovação e desenvolvimento.
Comments