top of page

Rio anuncia reforma do Sambódromo e demolição de viaduto

Demolição do viaduto criará novo distrito integrado ao Sambódromo



Projeção de como ficará a região do Sambódro. Foto: Divulgação/ Prefeitura do Riomo após a demolição do Elevado 31 de Março.
Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um projeto de requalificação urbana que promete transformar a área ao redor do Sambódromo. O plano inclui a demolição do Elevado 31 de março em toda a sua extensão, liberando uma área de 700 mil metros quadrados para revitalização.


Com a demolição do viaduto, será possível integrar o Sambódromo ao seu entorno, promovendo uma reforma completa da Passarela do Samba e a criação de um museu dedicado ao samba. A venda do potencial construtivo da área financiará o projeto, embora a modelagem dessa operação urbana consorciada ainda não esteja definida.


Entre as melhorias previstas, destaca-se a construção de um túnel sob a linha férrea, conectando o bairro de Santo Cristo à Avenida Presidente Vargas. Na região, um novo distrito residencial será desenvolvido, incluindo um prédio inspirado na arquitetura de Oscar Niemeyer, localizado sobre a entrada do futuro túnel.


O Sambódromo passará a contar com uma estrutura logística atrás das arquibancadas, permitindo o aluguel dos módulos para eventos diversos ao longo do ano. Já o Terreirão do Samba será requalificado com a inclusão de um parque e uma casa de espetáculos.


A integração entre a Zona Portuária, o Complexo da Leopoldina e o Sambódromo será facilitada pela criação de um parque linear, batizado de “Caminho das Lanternas”. O projeto tem como objetivo revitalizar o Centro do Rio e atrair novos investimentos para a cidade.



Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page