top of page

Prefeitura de Niterói firma parceria com Governo Federal para ciência e inovação


Prefeitura de Niterói e Governo Federal fecham parceria para fomento em ciência e inovação. Foto: Bruno Eduardo Alves


Em um passo significativo na direção ao desenvolvimento científico e tecnológico, a Prefeitura de Niterói formalizou, nesta segunda-feira (14), um protocolo de intenções com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) . O objetivo central dessa colaboração é potencializar o ecossistema de inovação na cidade. A cerimônia, realizada no auditório do Caminho Niemeyer, contou com a presença da Ministra Luciana Santos.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou a importância dessa iniciativa para fortalecer o papel da cidade como um polo produtivo de ciência, tecnologia e inovação. Ele destacou os esforços já em andamento para alavancar áreas como saúde e economia do mar, além de promover um ambiente favorável para startups e economia criativa. O prefeito também assinou um decreto que estabelece diretrizes para a criação de um ambiente regulatório controlado voltado para projetos de ciência e tecnologia.


A Ministra Luciana Santos destacou o potencial científico do Brasil e o encorajamento das universidades na produção de conhecimento. No entanto, ela ressaltou a necessidade de transformar esse conhecimento em inovação prática para beneficiar a sociedade.


O ex-prefeito Rodrigo Neves destacou o papel dos centros de pesquisa como ativos fundamentais da cidade e a importância da assinatura desse acordo para o avanço de Niterói. "O nosso grande ativo não é o petróleo, são os nossos centros de pesquisa, a nossa inteligência, e eu tenho certeza que Niterói vai ser a cidade com o melhor ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e do Brasil”, declarou Rodrigo Neves.


Já a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, detalhou as estratégias da pasta, incluindo o Plano Municipal de Cidade Inteligente e projetos de fomento à inovação em áreas prioritárias. O reitor da UFF, Antônio Claudio de Nóbrega, falou sobre o papel da educação na construção de uma sociedade mais consciente e baseada no conhecimento.


O objetivo é que as crianças entendam que conhecer, olhar as evidências é a base do pensamento racional que constrói as relações da sociedade contemporânea. Eu acho que esse é um momento importante de reconstrução nacional a partir da ciência, tecnologia e do conhecimento, porque a educação, como o Paulo Freire dizia, não transforma a sociedade, ela modifica as pessoas e as pessoas transformam a sociedade”, explicou o reitor




Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page