top of page

"Pedalada Inclusiva" em Niterói promove diversidade e entretenimento no Parque Orla Piratininga



Neste domingo (17), Niterói promove o evento "Pedalada Inclusiva" no belo cenário do Parque Orla Piratininga. A iniciativa, organizada pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta em colaboração com a Secretaria Municipal de Acessibilidade, tem como objetivo primordial fomentar a inclusão, proporcionar entretenimento e criar um ambiente inclusivo para pessoas com deficiência. O evento, gratuito e aberto a todas as idades, ocorrerá das 9h às 13h.


Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, ressalta que a Pedalada Inclusiva é uma celebração da bicicleta como instrumento de inclusão, saúde e aprendizagem. Ele destaca a importância da parceria com a Secretaria de Acessibilidade, que traz uma perspectiva valiosa e a participação ativa de pessoas com deficiência no evento.


"A atividade deste domingo será uma celebração da bicicleta como uma ferramenta de inclusão, de saúde e de aprendizagem. Teremos um domingo para passar entre todos os tipos de família e que você esteja alinhado com tudo o que fizemos em Niterói de Bicicleta. Nesse sentido, a parceria com a Secretaria de Acessibilidade é muito especial ao trazer o olhar e a participação da pessoa com deficiência”, declarou Simões.


Simone Capella, subsecretária de Acessibilidade, observa que a Pedalada Inclusiva tem como objetivo unir as famílias de Niterói em um ambiente de lazer e diversão, ao mesmo tempo que apresenta os espaços abertos da cidade como locais de inclusão, cultura e entretenimento.


“Domingo é um dia escolhido para estar em família. E a Pedalada Inclusiva tem esse objetivo: unir as pessoas para apresentar os espaços abertos na cidade, para que esses se tornem espaços onde todas as pessoas com e sem deficiência possam estar usufruindo de cultura e lazer”, explicou a subsecretária.


Um dos destaques da "Pedalada Inclusiva" é a disponibilidade de uma bicicleta Tandem, especialmente adaptada para pessoas cegas ou com baixa visão. Esse equipamento permite que duas pessoas compartilhem a experiência: uma pessoa sem deficiência pedala na parte da frente, guia o percurso e descreve a paisagem para uma pessoa com deficiência visual, que pedala na parte de trás. O encontro também contará com a presença de Janete Flores, intérprete de libras, para garantir a acessibilidade comunicativa a todos os participantes.




Comments


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page