top of page

Papa Francisco Morre aos 88 Anos no Vaticano

Anúncio foi feito pelo Camerlengo Farrell; líder da Igreja Católica faleceu na Casa Santa Marta



O papa Francisco morreu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira (21), no Vaticano. O anúncio oficial foi feito pelo Camerlengo Farrell, diretamente da Casa Santa Marta, onde o pontífice residia.


“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, afirmou Farrell.


0No domingo (20), Francisco participou da tradicional bênção Urbi et Orbi na sacada da Basílica de São Pedro, onde deixou sua última mensagem de Páscoa à Igreja e ao mundo.

O cardeal também declarou que “com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.


Trajetória e saúde


Eleito em 2013, Francisco foi o primeiro papa das Américas e o primeiro jesuíta a assumir o papado. Argentino de Buenos Aires, nasceu Jorge Mario Bergoglio, filho de imigrantes italianos e o mais velho de cinco irmãos.


Durante seu pontificado, enfrentou vários problemas de saúde. Nos últimos anos, apresentou dificuldade de locomoção, utilizou bengala e cadeira de rodas e precisou restringir a agenda por conta de infecções respiratórias.


Em fevereiro de 2025, chegou a ser internado para tratar um quadro de bronquite. Apesar do estado de saúde, manteve compromissos até os últimos dias.


Formação e carreira na Igreja


Francisco formou-se técnico em química antes de ingressar na vida religiosa. Estudou filosofia, teologia, foi professor de literatura e psicologia, e ordenado sacerdote em 1969.

Nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II, foi arcebispo de Buenos Aires, onde implementou um projeto com foco na assistência aos pobres e enfermos.


Francisco sucedeu o papa emérito Bento XVI, que renunciou ao pontificado em fevereiro de 2013. Em 2023, presidiu o funeral de Bento XVI.


Atuação no cenário internacional


Durante seu pontificado, Francisco se pronunciou em diversas ocasiões sobre conflitos internacionais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e os ataques na Faixa de Gaza.

Também alertou para os efeitos das mudanças climáticas, defendendo ações em nível global. Em uma de suas últimas declarações, afirmou que “a Terra está com febre”, referindo-se à temperatura do planeta.


Reformas e decisões inéditas


Em dezembro de 2023, autorizou a bênção a casais do mesmo sexo, desde que fora dos ritos litúrgicos. Em janeiro de 2025, nomeou pela primeira vez uma mulher — a freira Simona Brambilla — para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.


Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica.


Em outubro de 2024, proclamou a canonização do padre José Allamano, por um milagre atribuído à sua intercessão na Amazônia brasileira.



*Com informações do Vaticano News e da Agência Brasil

Foto: Divulgação

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Ativo 4_2x.png

© 2023 | TODOS OS CONTEÚDOS DO RADAR TEMPO DE NOTÍCIA PODEM SER

REPRODUZIDOS DESDE QUE NÃO SEJAM ALTERADOS E QUE SE DÊEM OS DEVIDOS CRÉDITOS.

  • https://api.whatsapp.com/send?phone=552198035-5703
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page