O Ministério da Saúde, em uma medida para evitar perdas de estoques de vacinas próximas ao vencimento, decidiu ampliar o público-alvo da vacinação contra a dengue. De acordo com a publicação da Agência Brasil, EBC , as doses com validade até 30 de abril serão preferencialmente aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A medida foi tomada devido à proximidade da data de validade das vacinas.
Segundo a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, os gestores municipais poderão, a seu critério, estender a imunização para pessoas de 4 a 59 anos, faixa etária especificada na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Anvisa. Maciel ressaltou que a modificação da estratégia é temporária, mas quem receber a vacina terá a segunda dose garantida.
A campanha de vacinação contra a dengue teve início em fevereiro e foi direcionada a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. O público-alvo prioritário são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. No entanto, diante da proximidade do vencimento das doses, a faixa etária foi ampliada temporariamente.
O Ministério da Saúde alerta que, embora exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo o método principal para prevenir e controlar a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya e zika. O manejo integrado de vetores e a prevenção pessoal dentro dos domicílios são fundamentais para reduzir os riscos dessas doenças.
コメント