Espetáculo e oficina de circo quer conscientizar a sociedade sobre formas de denunciar e combater assédio, abuso, feminicídio, exploração e outras violências de gênero
Em Niterói, um espetáculo e uma oficina de circo quer conscientizar a sociedade sobre formas de denunciar e combater assédio, abuso, feminicídio, exploração e outras violências de gênero. O projeto Marcas do Passado pretende conscientizar e acolher meninas e mulheres e prevenir práticas abusivas. O tema sensível e necessário, é trabalhado de forma lúdica, utilizando o circo e teatro como fio condutor. ´
A ação inédita prevê a realização, em 27 de maio, de uma oficina de acrobacia aérea para uma maior conscientização do corpo e a apresentação de um grande espetáculo no dia 28, na estrutura circense do Projeto Pendurados, localizado na Praia de Icaraí, às 19h30, em Niterói.
Ao promover a reflexão e a discussão acerca dos impactos social, físico e mental a que são expostas as pessoas que sofrem abuso sexual, o Marcas do Passado também pretende contribuir para minimizar os crimes como assédio, abuso, feminicídio, por meio de um espetáculo que mescla circo e teatro.
A idealizadora do projeto, Juliana Berti entende que é necessário estimular o debate sobre os impactos causados pelo abuso sexual, ampliando a discussão de um tema ainda tratado como tabu na sociedade.
Esse é um projeto que deseja ser luz nas sombras, esperança na dor e voz no silêncio de tantas crianças, jovens e adultos que sofrem os efeitos dessa violência, e que não pode continuar acontecendo sem a atenção devida”, destacou Juliana.
O espetáculo e a oficina “Marcas do Passado” contam com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio do Edital Teatro e Circo de fomento à cultura. O projeto Pendurados conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
Fotos: Ruan Barreto
SERVIÇO:
Espetáculo e oficina “Marcas do Passado”
Classificação etária de 16 anos.
Observações:
O tema aborda questões sensíveis e pode causar gatilhos emocionais.
Em caso de mudança climática, o evento pode ser adiado
O público pode levar canga ou toalha para as atividades
Data e hora do espetáculo: 28 de maio às 19h30. Entrada franca.
Data e hora da oficina: 27 de maio de 9h às 11h
Local: estrutura circense do Projeto Pendurados, localizado na Praia de Icaraí, em Niterói
Inscrições das oficinas: Via associação de moradores das comunidades do Estado e Cavalão.
Kommentare