Ondas de quatro metros proporcionaram um espetáculo para os surfistas na abertura do Itacoatiara Big Wave (IBW) 2023. A competição, que acontece na Praia de Itacoatiara, em Niterói, é a primeira realizada totalmente na modalidade tow-in, com o objetivo de incluir a praia niteroiense nos campeonatos internacionais de surfe.
No primeiro dia do campeonato, os destaques foram os surfistas Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michelle des Bouillons, Willyam Santana e Michaela Fregonese. Gabriel Sampaio, niteroiense e campeão da modalidade remada do IBW no ano passado, ficou satisfeito com sua performance. Lucas Chumbo também comemorou as condições perfeitas do mar e a presença dos grandes surfistas em Itacoatiara.
Michelle des Bouillons, campeã feminina do IBW em 2020, descreveu o mar de Itacoatiara como extremo e especial para ela. O diretor executivo do IBW, Alexey Wanick, destacou que as condições do mar estavam perfeitas para a competição, ressaltando que Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para a prática de tow-in.
O IBW se consolidou nos últimos anos como a principal competição de surf de ondas grandes do Brasil e, com a modalidade tow-in, busca agora sua internacionalização. A janela do campeonato permanece aberta até 31 de agosto.
O secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Rubens Goulart, destacou a importância do IBW para a cidade e ressaltou que Itacoatiara possui o mar mais desafiador do Brasil. O ex-secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, lembrou da chegada do campeonato na cidade e destacou a busca por inspiração em Nazaré, em Portugal, para adaptar e apoiar a organização dos torneios de ondas gigantes.
O presidente da Neltur, André Bento, ressaltou a qualidade da Praia de Itacoatiara, considerada uma das 10 melhores do país, segundo o ranking do site de viagens Trip Advisor. Ele também destacou a parceria com a cidade de Nazaré, em Portugal, praia conhecida pelas maiores ondas do mundo.
O Itacoatiara Big Wave 2023 distribuirá um total de R$ 85 mil em prêmios para os surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras. O campeonato é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio de empresas como NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima.
Comments