Iniciativa da Prefeitura de Niterói cria novas oportunidades para setores pesqueiro e naval
- Márcio Kerbel
- 24 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Niterói iniciou nesta terça-feira (23) uma reunião com armadores e representantes do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), a fim de discutir a elaboração de um pacote de estímulos para impulsionar o setor da economia voltado para o mar.
O objetivo do encontro foi criar parcerias que ajudassem a indústria da pesca a se preparar para os benefícios que virão com a dragagem do Canal de São Lourenço e o funcionamento do Terminal Pesqueiro no Barreto.
Durante a reunião, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Igor Baldez, reafirmou o intuito da Prefeitura de ajudar o setor pesqueiro a prosperar. A Prefeitura pretende investir R$ 140 milhões na dragagem do Canal de São Lourenço além de mais cerca de R$ 24 milhões para a cessão do terreno por parte da Companhia Docas. Reforma e ampliação do Terminal Pesqueiro serão realizados através de Parceria Público-Privada (PPP). Assim, espera-se criar cerca de 30 mil novos empregos diretos e de alta remuneração com qualificação.
O coordenador de Trabalho e Renda de Niterói, Brizola Neto, ressaltou que, em 2014, a Frente Marítima e o setor pesqueiro geraram cerca de 40 mil empregos, mas esses números caíram para pouco mais de seis mil por conta da falta de infraestrutura e investimentos.
O presidente do Saperj, José Inácio Figueiredo do Couto, mostrou-se otimista com a proposição da prefeitura, relembrando que os armadores de pesca vêm enfrentando dificuldades desde a desativação do Mercado da Praça XV, em 1992. Além disso, destacou que esta iniciativa do governo não vai beneficiar apenas Niterói, mas todo o estado.
Outro representante do setor, o armador Francisco Ramos, destacou também que investimentos na infraestrutura são fundamentais para que os armadores consigam concorrer, assim como um escoamento maior da produção. Ele também informou que o perfil dos consumidores vem mudando, eles procuram cada vez mais o pescado tratado.
Para incentivar ainda mais o setor pesqueiro, a Prefeitura também vai realizar programas de qualificação profissional para os armadores de pesca e a ampliação de incentivos fiscais para o transporte de pescado. Essas ações pretendem modernizar e melhorar o setor pesqueiro, a fim de impulsionar a economia de Niterói.
Comments