Estado do Rio reforça prevenção contra chuvas intensas neste fim de semana
- Redação RT Notícia
- 5 de abr.
- 3 min de leitura
Governo estadual e municípios adotam medidas emergenciais diante da previsão de temporais em várias regiões fluminenses

O governo do estado do Rio de Janeiro intensificou as medidas de prevenção em razão das fortes chuvas previstas para este fim de semana. A atuação abrange todos os 92 municípios fluminenses, com atenção especial para as regiões Serrana, Costa Verde e o sul fluminense, onde há maior risco de deslizamentos, inundações e alagamentos.
Niterói permanece em estágio de atenção
Niterói segue em estágio de atenção em razão da frente fria no Estado do Rio de Janeiro. A previsão é de mais chuva ao longo do fim de semana. Desde as 6h50 desta sexta-feira (04), o município está em estágio de atenção – o segundo de quatro níveis operacionais definidos pela Defesa Civil. O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) acompanha as condições climáticas, com expectativa de altos acumulados de chuva até domingo. Não houve acionamento de sirenes até o momento.
Em reunião do Gabinete de Prevenção de Chuvas, a prefeita em exercício Isabel Swan destacou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos municipais para garantir uma resposta eficiente. “Tivemos um volume alto de chuva em pouco tempo. Organizamos os procedimentos para minimizar riscos e ter um plano de ação eficiente para a cidade”, afirmou.
Os maiores acumulados registrados nas últimas 12 horas ocorreram no Morro do Estado (91,4 mm), Maravista (79 mm), Várzea das Moças/Engenho do Mato (78,4 mm) e Rio do Ouro (77,6 mm). Já nas últimas 24 horas, os volumes mais altos foram no Engenho do Mato (132,8 mm), Várzea das Moças (131 mm), Morro do Estado (123,4 mm), Maravista (113,8 mm) e Maria Paula (113,6 mm).
A Defesa Civil Municipal, segundo o coronel Walace Medeiros, segue mobilizada para dar respostas rápidas. “Temos protocolos específicos para dar a melhor resposta possível no menor período de tempo”, explicou.
A população pode acompanhar atualizações por meio dos canais oficiais e do aplicativo Alerta DCNIT, além de SMS (40199) e grupos no WhatsApp. A coleta domiciliar foi antecipada das 20h para as 18h para evitar acúmulo de resíduos. Equipes das secretarias de Assistência Social, Conservação, Ordem Pública, Clin e NitTrans estão em prontidão.
Recomendações da Defesa Civil de Niterói:
Ficar atento a sinais de deslizamentos em áreas de risco;
Permanecer em locais seguros durante chuvas intensas;
Evitar circulação em áreas alagadas e próximas a rios ou canais;
Evitar áreas com árvores, redes elétricas e objetos metálicos em caso de raios;
Em emergências, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros), 199 ou 2620-0199 (Defesa Civil).
Ações estaduais mobilizam municípios e órgãos de apoio
O governador Cláudio Castro recomendou que a população acompanhe os alertas do Cemaden-RJ e evite sair de casa durante os períodos de chuva intensa. A Defesa Civil estadual está em contato com prefeituras como Petrópolis e Angra dos Reis, reforçando equipes locais.
O sistema estadual conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros em áreas de risco, e os Grupos de Respostas a Desastres (GRDs) permanecem mobilizados. O Corpo de Bombeiros está preparado para atuar com viaturas de resgate, drones, aeronaves e embarcações.
Escolas da rede estadual podem funcionar como pontos de apoio emergenciais. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social mantém estrutura logística para distribuição de alimentos, kits de higiene, água e colchonetes nas regiões mais vulneráveis.
Máquinas e equipamentos da Secretaria de Infraestrutura estão à disposição para desobstrução de vias. O programa Limpa Rio, que atua preventivamente em canais, rios e lagoas, já removeu mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em 2025.
Petrópolis também adota medidas de precaução
A Prefeitura de Petrópolis também está em estado de atenção. Uma reunião intersetorial foi realizada para reforçar a integração entre os órgãos municipais. As previsões indicam tempestades associadas a uma frente fria e a um canal de umidade que pode impactar a cidade entre sexta e domingo.
Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Guilherme Moraes, as equipes estão de prontidão para proteger a população e garantir respostas rápidas diante de qualquer eventualidade. * Com informações da Agência Brasil
Comments