top of page
Foto do escritorMárcio Kerbel

Entidades de Niterói unem forças para combater aumento de arrombamentos e furtos

Comerciantes relatam desespero e prejuízo constante



Entidades discutem propostas de segurança para combater roubos e furtos. Foto: Reprodução

Após uma série de denúncias de arrombamentos e invasões a estabelecimentos comerciais cometidos por moradores em situação de rua e dependentes químicos em Niterói, a diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói se uniu a outras entidades, incluindo ABRASEL, ACIERJ, ADEMI, Conselho Comunitário de Segurança (CCS AISP12), SINDILOJAS, e secretarias municipais.


A reunião teve como objetivo discutir o problema e buscar soluções em colaboração com as autoridades policiais. No encontro se discutiu a necessidade de abordagem interdisciplinar e de cooperação de diferentes entidades para abordar a complexa questão dos moradores em situação de rua e dependentes químicos.


No evento, realizado na segunda-feira (23), participaram diretores e conselheiros das entidades e empresários da região, muitos dos quais compartilharam experiências de ataques em seus estabelecimentos. O empresário Rogério Rosetti, cuja loja foi furtada três vezes em menos de dois meses, expressou sua frustração com a situação e pediu ações concretas para resolver o problema. A discussão também destacou mudanças recentes na legislação local que podem facilitar a atuação das autoridades públicas no município.


“O encontro não é um evento da CDL. É uma reunião de entidades representativas do comércio e serviços da cidade. A segurança pública é uma responsabilidade de todo mundo; não só da polícia. A partir do momento em que há união dos representantes da sociedade civil com o poder público para a cidade, eu acho que a gente soma. Nós sabemos que é um problema mundial mas o nosso mundo é aqui e nós temos que buscar uma solução”; disse o presidente da CDL Niterói Luiz Vieira.


A subsecretária municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Dani Murtha, ressaltou a importância da abordagem interdisciplinar e da presença de representantes da Secretaria de Saúde ao lidar com pessoas em situação de rua, ressaltando que o problema vai além da assistência social e inclui a questão da dependência química.


A discussão na reunião também envolveu representantes da polícia, incluindo o Tenente J. Carvalho, que falou sobre as ações das equipes de segurança e a complexidade do problema da população em situação de rua e dependência química. O Comandante do 12BPM, Aristheu Goes, defendeu a integração das polícias para enfrentar esse desafio. Apesar dos problemas enfrentados, o delegado titular da 77ª DP, Dr. Luiz Henrique, destacou que Niterói continua sendo a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro.


O encontro resultou na elaboração de uma ata com as sugestões das entidades presentes e uma solicitação de diálogo com o atual secretário. Além disso, um grupo de trabalho temporário será formado para trocar informações e fornecer atualizações às pessoas envolvidas.

Comments


banner multivacinacao niteroi mae e filho 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page