top of page
Redação RT Notícia

Eleitores votam para prefeito em 15 capitais e 36 municípios


Eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas neste domingo. Foto: Fernando Frazão./Agência Brasil

Neste domingo, 27 de outubro, candidatos de 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais, voltarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais. A votação ocorrerá das 8h às 17h no horário de Brasília, enquanto em cidades com fuso horário diferente, como Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), a votação será das 7h às 16h no horário local. A decisão será entre os candidatos a prefeito; para vereadores, a eleição foi encerrada no primeiro turno.


Horário de votação unificado e documentos necessários


Pela primeira vez nas eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o horário de votação unificado, medida já aplicada nas Eleições Gerais de 2022. Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH, ou o aplicativo e-Título. O uso do título eleitoral físico não é obrigatório, desde que o eleitor saiba seu número e local de votação.


Regras de segurança e identificação nos eleitorais


Para garantir o sigilo do voto, a entrada com aparelhos eletrônicos na cabine de votação é proibida. Celulares e outros dispositivos deverão ser deixados em um local indicado pelos mesários. É permitida uma "colinha" de papel com o número do candidato para facilitar o voto. Manifestações silenciosas, como o uso de broches e camisetas, são permitidas, mas o uso de materiais de propaganda em grupo é vedado.


Justificativa de ausência e votação em trânsito


Eleitores que não puderam comparecer devem ser explicados pela ausência por meio do aplicativo e-Título ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). O prazo de justificação é de 60 dias após a eleição, estendendo-se até 26 de dezembro para o segundo turno.


Onde ocorre o segundo turno em 2024


Além das 15 capitais, outras 36 cidades realizarão o segundo turno, incluindo Niterói (RJ), Santos (SP) e Ribeirão Preto (SP). O segundo turno só ocorre em municípios com mais de 200 mil candidatos, onde nenhum candidato conquistou maioria absoluta dos votos no primeiro turno.


*Com informações da Agência Brasil

Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
bottom of page