A cozinha do Hospital Federal do Andaraí (HFA), fechada há 11 anos, passará por uma reforma completa. O Ministério da Saúde publicou o contrato para execução das obras no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (26). O projeto faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais e visa melhorar a segurança alimentar e assistencial da unidade.
Reforma para maior capacidade
Com a reforma, a cozinha ocupará uma área de 900 metros quadrados e terá capacidade para produzir 2,4 mil refeições diárias. Essa modernização permitirá maior controle sobre as dietas, com redução de perdas de alimentos e maior precisão no atendimento das necessidades nutricionais de pacientes e acompanhantes.
Desde a interdição da antiga cozinha, as refeições chegam ao hospital apenas para envaze e distribuição. Com a nova estrutura, será possível otimizar o fluxo alimentar dentro da unidade, beneficiando também os profissionais de saúde e técnicos administrativos.
Transferência de gestão
A gestão do HFA foi transferida para a Prefeitura do Rio de Janeiro como parte do plano de reestruturação dos hospitais federais. O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões à prefeitura, além de prever a incorporação de R$ 610 milhões ao teto MAC da cidade.
Outros três hospitais federais também estão em reestruturação:
Hospital Federal de Bonsucesso (HFB): administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição desde outubro, contratou mil novos profissionais.
Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF): também municipalizado para a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE): em estudos para fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, criando 500 novos leitos.
Garantias aos servidores
O plano de reestruturação assegura os direitos de 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários das unidades federais. Um canal de atendimento foi criado para esclarecer dúvidas sobre o processo, conduzido pela Coordenação de Gestão de Pessoas do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH).
Comments