top of page
Foto do escritorRudá Lemos

Auto da Compadecida 2 atinge 2 mi espectadores



O cinema brasileiro vive um momento de grande celebração neste início de 2025, impulsionado pela retomada do Ministério da Cultura, extinto durante o Governo Bolsonaro, e a recente vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, consagrando-se como a primeira brasileira laureada na categoria de Atriz Dramática por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.


A outra notícia excelente do setor é o alcance do O Auto da Compadecida 2 da marca de 2 milhões de espectadores em menos de duas semanas de cartaz, arrecadando cerca de R$ 44 milhões. É o melhor desempenho de uma estreia nacional desde a pandemia, reafirmando o potencial do cinema brasileiro em atingir grandes públicos junto com críticas positivas. Já o filme do Salles, após 9 semanas, já acumulou 3,08 milhões de espectadores.


Dirigido por Guel Arraes e Flávia Lacerda, com roteiro colaborativo de Arraes, João Falcão, Adriana Falcão e Jorge Furtado, o longa revisita o universo de Ariano Suassuna com uma trama que mistura humor, crítica social e a cultura do cordel. Matheus Nachtergaele e Selton Mello (este também presente no filme do Salles) retomam seus icônicos papéis como João Grilo e Chicó, ao lado de um elenco estrelado que inclui Taís Araújo, Fabíula Nascimento, Eduardo Sterblitch e Luis Miranda.


Desde sua estreia no Natal, O Auto da Compadecida 2 lidera as bilheterias e superou os blockbusters infantis Sonic 3, Moana 2 e Mufasa: O Rei Leão. Apenas no último fim de semana, o filme arrecadou R$ 14,4 milhões, com mais de 634 mil espectadores. A exibição especial na CCXP24 arrancou aplausos do público e emocionou Matheus Nachtergaele, que dedicou a obra ao escritor Ariano Suassuna.


O longa também celebra o legado cultural nordestino, ambientado nos anos 1950, quando a pequena Taperoá vivia as transformações trazidas pelo avanço da rádio. Temas como resistência política, crença popular e relações afetivas e amorosas permeiam a narrativa, consolidando sua relevância.


O sucesso de O Auto da Compadecida 2 e o reconhecimento internacional de Ainda Estou Aqui sinalizam uma nova era de otimismo e prosperidade para o cinema brasileiro, que volta a ocupar seu lugar de destaque no cenário mundial, e nos últimos meses também trouxe outras pérolas como Malu, O Dia que te Conheci; Estranho Caminho; Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha; Retratos Fantasmas; Saudade Fez Morada Aqui Dentro; Retrato de um Certo Oriente; Motel Destino; Mato Seco em Chamas; Capitu e o Capítulo; e Luz nos Trópicos - muitos deles já disponíveis para visualização nas plataformas de streaming.


Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
bottom of page