top of page

Aprendiz Musical lota Theatro Municipal de Niterói em primeiro concerto acessível


Apresentação do Aprendiz lota o Theatro Municipal de Niterói. Foto: Thiago Côrtes

Imaginação, criatividade e, acima de tudo, muita alegria. Foi assim a noite de apresentação de um dos maiores projetos sócio educacionais do país no palco histórico de Niterói. Criado em 2001, o Programa Aprendiz Musical formou milhares de alunos e se tornou referência em educação musical.


Com ingressos esgotados rapidamente, a primeira apresentação acessível do Aprendiz contou com audiodescrição e tradução em libras e foi exibida online para quem não conseguiu assistir presencialmente. O Theatro Municipal de Niterói, mantido pelo Município, ficou lotado na noite da última quarta (7), para acomodar os mais de 8 mil alunos do programa.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou os investimentos feitos pelo governo na expansão desta ação, responsável pelo desenvolvimento de talentos por meio da arte. O ex-prefeito e secretário Executivo, Rodrigo Neves, comentou que a educação e cultura são meios fundamentais para a construção de uma sociedade justa e menos desigual, propiciando oportunidades para pessoas de baixa renda.


O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz, informou que além da aquisição de instrumentos musicais, o programa investe em intercâmbios exteriores e cursos pré-vestibulares. A subsecretária da SAE, Mariana Zorzanelli, lembrou que três meses de dedicação resultaram na apresentação ao vivo.


As Orquestras e o Coro Aprendiz tocaram, emocionando o público presente, com obras de Debussy, Tom Jobim, Brahms e Mozart, e do repertório popular e folclórico. Ana Júlia, de 18 anos, integrante do Coro Aprendiz, contou que já tinha se apresentado no Theatro, mas como violinista, e que voltar à casa sob novas circunstâncias é uma experiência única. Luciana, de 21 anos, também do Coro, relatou ter se apresentado pela primeira vez no palco do Theatro.


O evento contou com a presença de autoridades, entre elas, primeira-dama e coordenadora da Campanha Niterói Solidária, Christa Vogel; presidente da Fundação Municipal de Educação (FME) e secretário de Educação de Niterói, Bira Marques, secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Ellen Benedetti; e a coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim), Fernanda Sixel.



Commentaires


banner internet niteroi 450 anos shows 300x250px 6 11 23.jpg
bottom of page