Aos 90 anos, Hercília da Silva Costa celebra o sonho de uma vida: aprender a ler e escrever. Ela é a aluna mais idosa do programa “Sim, Eu Posso”, uma iniciativa da Prefeitura de Maricá para erradicar o analfabetismo na cidade. Em 2023, dona Hercília retornou ao programa, motivada pela sede de conhecimento e pela alegria de poder finalmente acessar o mundo das letras.
Um sonho realizado aos 90 anos
O programa de alfabetização “Sim, Eu Posso” trouxe a dona Hercília uma nova independência. Em uma recente visita à Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), ela adquiriu livros educativos e de palavras cruzadas usando as “mumbucas literárias”, mostrando entusiasmo com os recursos que hoje fazem parte de sua rotina. Em 2023, dona Hercília foi uma das 1.067 pessoas alfabetizadas que receberam o diploma na Flim, uma conquista comemorada ao lado de muitos outros moradores.
História de superação e família
Natural de Campos dos Goytacazes, Hercília veio de uma família de 13 irmãos e precisou abandonar os estudos ainda criança para ajudar nas tarefas familiares. Hoje, após décadas morando em Maricá, ela celebra ao lado de seus 12 filhos, 25 netos, 40 bisnetos e sete tataranetos a conquista de finalmente poder estudar. “O ‘Sim, Eu Posso’ realizou meu sonho de estudar, e agora quero aprender cada vez mais”, conta ela.
Programa “Sim, Eu Posso”
O “Sim, Eu Posso!” é um método de alfabetização voltado para adultos e idosos e inspirado no Instituto de Pesquisa Latino-americano e Caribenho (Iplac). Sua abordagem associa letras a números e utiliza vídeos e rodas de conversa em duas etapas, facilitando o aprendizado e promovendo a inclusão. Em 2023, o programa já beneficiou 1.067 moradores de Maricá, que celebraram suas conquistas na oitava edição da Flim, realizada em Itaipuaçu.
Acesso e impacto social
Reconhecida internacionalmente, a metodologia do programa já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em mais de 30 países, evidenciando sua eficácia em tornar a alfabetização uma realidade para aqueles que enfrentam barreiras para acessar a educação formal. Em Maricá, iniciativas como o “Sim, Eu Posso” ajudam a reduzir o analfabetismo e fortalecer a inclusão social na cidade.
Commentaires