Defesa Civil emite alertas e autoridades pedem que a população busque áreas seguras diante do aumento do nível dos rios.
Com o retorno das chuvas intensas em várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre, a população é chamada a tomar precauções diante do risco de inundações. A Defesa Civil gaúcha emitiu alertas, especialmente para os vales do Taquari e do Caí, onde há previsão de "inundação severa".
Diante desse cenário, a orientação é clara: quem reside em áreas propensas a alagamentos ou inundações deve buscar com antecedência locais seguros para se abrigar. O governador do estado, Eduardo Leite, e as autoridades locais reforçam a importância de divulgar essa informação, promovendo a segurança da população.
Até o momento, segundo dados do governo estadual, mais de 76 mil pessoas foram resgatadas em diferentes pontos de alagamento, em um total de 446 municípios afetados. Além disso, mais de 10 mil animais também foram salvos.
Na capital Porto Alegre, o Lago Guaíba registrou aquecimento do nível da água, superando uma cota de inundação em mais de 2 metros. A situação é semelhante na Laguna dos Patos, ao sul do estado, onde os níveis também estão elevados e com tendência de aumento.
A Defesa Civil reforça a importância de não atravessar áreas alagadas a pé ou de carro e orientar a população a buscar informações junto aos órgãos competentes. Em caso de emergência, o número 193/190 está disponível para acionar as autoridades.
Com informações da Agência Brasil
Commentaires